Featured Video

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evento do Dia da Saúde leva informação e entretenimento à comunidade de Vila Aliança

Crianças aprendendo como escovarem os dentes com dentistas voluntárias do projeto

          Foi um dia especial para a comunidade de Vila Aliança! Munidos de muita dedicação, profissionalismo e vontade de levar informação, cultura e lazer às pessoas, os profissionais do PSF Vila Aliança realizaram um evento de saúde na Praça do Aviador, a principal do bairro, durante todo o sábado.
          O evento foi filiado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e utilizou profissionais de diversas áreas de saúde, agentes comunitários e voluntários diversos. Todos juntos com a intenção de prestar o melhor serviço possível em favor das pessoas que estavam sendo beneficiadas.
         
           O gerente técnico do projeto, Bruno, fala um pouco sobre o que foi realizado: "Reunimos aqui parcerias de diversas secretarias com o intuito de oferecer cultura e conhecimento às pessoas da comunidade. Temos profissionais graduados como médicos e dentistas e voluntários contribuindo em cada uma das oficinas que estão sendo apresentadas".
Criança escovando os dentes
          As oficinas a que Bruno se refere estavam montadas no espaço da praça. Elas continham informações variadas sobre saúde, alimentação, higiene, trabalhos culturais, prevenção de doenças e prestação serviços gratuitos, como corte de cabelo.
          Uma das oficinas mais movimentadas, principalmente pelas crianças, era a de cuidados dentários, onde duas dentistas ensinavam aos pequenos maneiras corretas de escovação e cuidados com a higiene bucal. A dentista Eliana conta um pouco sobre o trabalho: "Acho que nossa principal missão é conscientizar a população, principalmente os adultos, de que devemos cuidar das crianças e ensiná-las a se cuidarem. Sempre sou voluntária nesse tipo de serviço e estou à disposição da comunidade sempre que for preciso.


Oficina com microscópio
          Outra oficina que despertava muita atenção era a que profissionais mostravam, através de microscópios, as etapas de desenvolvimento do mosquito da dengue. Junto estava uma voluntária que passava explicações às crianças, com bastante paciência. Munidos de bastante curiosidade e vontade de ver a larva do mosquito, as crianças ficavam ansiosas e aguardavam na fila pela vez de olhar pelo aparelho.



Mosquito da dengue tentando atrapalhar o evento
         
          O evento estava tão agradável e corria de maneira tão pacífica e solidária que até um penetra resolveu aparecer por lá! Sabe quem? Ele mesmo, o mosquito da dengue, mas a comunidade não tem motivos para ficar assustada com a presença desse visitante que é muito mal vindo por aqui, tudo isso fazia parte do projeto!
          Os profissionais do PSF Vila Aliança montaram uma peça de teatro com a intenção de mostrar os meios e cuidados que devem ser tomados para evitar o nascimento e proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito vetor da dengue, e como mantê-lo bem longe do nosso bairro. Uma das voluntárias estava fantasiada de mosquito da dengue e tentava convencer os moradores a poder ficar por ali também. O mosquito foi expulso por  vários e altos gritos de "fora, fora!", das crianças e nunca mais voltará pra cá!  Toda a peça foi bem divertida e engraçada, porém o momento que causou mais risos foi quando uma das voluntárias perguntou às crianças "o que devemos fazer contra o mosquito da dengue se ele entrar na nossa casa?" E o pequeno Luiz Neves respondeu bem alto, sem duvidar: "Sair correndo!", mas depois ele completou para alívio de todos: "E depois limpar a casa...".
O corte de cabelo gratuito beneficiou adultos que compareceram ao evento

Não foram só as crianças as beneficiadas pelo evento. Adultos também se sentiam muito privilegiados por estarem sendo inclusos na atividade. A dona de casa Alessandra aproveitou para levar o filho gabriel, de 3 anos apenas, para cuidar dos dentes, enquanto ela obtinha informações sobre doenças e media a pressão. Muitos dos adultos também eram beneficiados pelo corte de cabelo grátis, e pelos serviços de emissão de documentos que estava sendo prestado por membros da fundação Leão XIII
          E os voluntários que participaram do projeto também sentiam bastante alegria em contribuir com a comunidade. O agente de saúde Romário Falci, era um dos profissionais que contribuíram com a realização do evento e é morador da comunidade. Ele conta sobre o que sente com a realização de um projeto  direcionado ao lugar em que vive: "Sinto-me satisfeito em ajudar a minha comunidade. Sou agente de saúde e gosto de visitar as casas da comunidade levando informações às pessoas. Realizamos outros trabalhos voltados ao bem estar de todos, como o grupo de caminhada e tudo é aberto à comunidade, é só chegar e participar.".


          A previsão é que o evento possa ser realizado novamente nos meses de outubro e novembro. Aos interessados em participar é só comparecer no dia e local do evento. Outras informações sobre a realização de projetos e outras atividades podem ser conseguidas através de nosso blog ou por contato com o posto.

Saúde a todos!

PSF Vila Aliança


Fotos:
Jota Junior

0 comentários:

Postar um comentário