Featured Video

A História do PSF Vila Aliança

NOSSA HISTÓRIA
            A princípio, foi implementado na comunidade da Vila Aliança o PACS, Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que é uma importante estratégia do Ministério da Saúde que busca promover a reorientação do modelo assistencial no âmbito do município, a quem compete à prestação da atenção básica à saúde.
 

             Por meios de ações individuais ou coletivas, o agente comunitário de saúde realiza atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde, orientados e acompanhados por um enfermeiro, sob supervisão do gestor local do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde.

              Este programa funcionou na comunidade da Vila Aliança por 7 anos e foi convertido para Programa de Saúde na Família em setembro de 2010, com a chegada de 3 novas equipes: 3 enfermeiras generalistas, 3 técnicas de enfermagem, 1 médico generalista e 1 gerente técnico.


            A origem do Programa Saúde da Família ou PSF teve início, em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios a fim de fortalecer a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.
            Com a estruturação do TEIAS, o CMS Eithel acolheu o PACS Vila Aliança,  em fevereiro de 2010, com 1 Enfermeira, 20 Agentes de Saúde, 4 Agentes de Vigilância e 1 Agente Administrativo, dividindo dependências com todos, integrando a Equipe PACS à Equipe Eithel.
           As tarefas dos mesmos, nessa inclusão, não foram modificadas, e sim interadas com nossas ações de Promoção, Prevenção, enriquecendo a nossa Equipe e principalmente na transformação de PACS para PSF, ganhando em qualidade no atendimento.

 
              Com a expansão da Saúde da Família na CAP-5.1, transformou o PACS em PSF em 08/10/2010, com a entrada de nova Equipe, compreendida em 1 Gerente Técnico, 3 Enfermeiros Generalistas, 3 Técnicos de Enfermagem, 1 Administrativo, 1 Digitador, 24 Agentes Comunitários de Saúde e 3 Agentes de Vigilância em Saúde.
            O PSF trabalha dentro de uma nova lógica, com maior capacidade de ação para atender as necessidades de saúde da população de sua área de abrangência. A unidade de saúde da família acompanha integralmente a saúde de todas as pessoas que vivem no território adscrito, prestando uma assistência contínua a essa comunidade.

            Os integrantes das equipes de saúde da família devem estar preparados para solucionar os principais problemas de saúde da comunidade, organizando suas atividades em torno de planejamento de ações, saúde, promoção e vigilância, trabalho interdisciplinar em equipe e abordagem integral a família.            
 Atualmente, o PSF é definido com Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. O PSF é uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta ação.