Featured Video

O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

O ACS funciona como elo entre o programa e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, facilitando o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizando atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde.

A EQUIPE DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Realiza promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio em algum espaço comunitário.

SERVIÇOS DE ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento de Bolsa Família; Campanhas de Prevenção: Dengue, Tuberculose, Hanseníase, Puericultura, Etc.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

As informações alimentam o prontuário eletrônico, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes.

GRUPOS DE SAÚDE

Alguns grupos da nossa unidade: Aurícoloterapia, Terapia Comuntária, Vigilância Nutricional, Higiene Corporal e Pediculose, Hipertensão e Diabéticos, Prevenção à DST / AIDS, Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama, Amamentação e Pré-natal.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

6ª CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a caminhada os funcionários da saúde vão orientar os moradores sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença.

"A presença da população na caminhada é muito importante. Os cidadãos poderão levar informações de focos em locais que o poder público desconhece".

Para participar, basta procurar a nossa unidade de saúde CMS Dr.Eithel Pinheiro que fica na Estrada do Taquaral, S/N, Rua M com Rua C, Conjunto Taquaral Senador Camará

OUTUBRO ROSA

             
 O movimento popular conhecido como outubro rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. Este movimento visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.



O que é câncer de mama?
            É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

Como é possível descobrir a doença cedo?
            Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia.  Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura câncer de mama.

Quem deve fazer exames periodicamente?
            Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

E as mulheres com história familiar de câncer de mama?
            Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

O que é o exame clínico das mamas?
            É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.

O que é mamografia?
            É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

E o que a mulher pode fazer?
            Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente um médico.

Como a mulher pode perceber a doença?
            O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. 

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
            Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática.

AUTO EXAME DAS MAMAS

            Deitada de costas e durante o banho, apalpando suavemente a mama com as pontas dos dedos - mão direita para o seio esquerdo e mão esquerda para o seio direito - observar se existem alterações na pele, regiões endurecidas, doloridas, presença de caroços. Em frente ao espelho, observar se existem alterações na cor e textura da pele do seio e mamilos, pressionar o mamilo para detectar a presença de secreções.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

 Tecnologia a serviço da saúde:
‘Prontuário eletrônico’ no PSF Vila Aliança agiliza atendimento a pacientes.


        O PSF Vila Aliança é equipado com o ‘prontuário eletrônico’ — software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos pacientes através de computador.
“Com o prontuário eletrônico, numa nova consulta de um mesmo paciente, os médicos têm condição de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. Ou seja, o paciente não precisa repetir o que foi dito na primeira vez. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”. Os agentes de saúde vão às casas dos moradores da região e coleta de informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, idade e aspectos da saúde, como existência de doenças crônicas.

       As informações alimentam o prontuário eletrônico, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida. “Com isso, teremos uma base de dados fiel à realidade. Será possível elaborar programas de saúde mais específico e com resultados eficazes”.

ACOLHIMENTO


O acolhimento constitui uma forma de humanizar e organizar o trabalho em saúde, indo ao encontro das propostas do Programa Saúde da Família (PSF). 

O acolhimento deve ser realizado por cada membro da equipe, ouvindo os usuários e oferecendo respostas para suas necessidades. 

A implantação do acolhimento possibilitou encaminhar as necessidades mais imediatas da população atendida, preservando a eqüidade na atuação do PSF e a organização da demanda na assistência aos usuários.

REPELENTE CASEIRO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

 
Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de Muriquí que nunca tiveram dengue. O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.

Repelente Caseiro:
 
1/2 litro de alcool ( alcool comum)
1 pacotinho de cravos da índia 10 gramas
3 tabletinhos de cânfora ( vendido em qualquer farmácia, geralmente vem numa caixinha com 8 tabletinhos)
2 colheres de sopa de qualquer óleo para pele ( pode ser óleo de amêndoa, de semente de uva, óleo para bebê, usado apenas para que o alcool não resseque a pele)
 
Como fazer: 

Basta colocar os cravos, a cânfora dentro do vidro de alcool e deixar descansar por 5 a 7 dias para que o cravo solte toda a sua essência. Agitando no período da manhã e da tarde. Depois basta acrescentar o óleo e tornar a mexer, coe com uma peneira fina e coloque em um borrifador.

Passe uma gota nos braços e nas pernas. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos, diminuindo a proliferação.
 
Da semente do cravo-da-índia se extrai o ácido eugênico, a partir do qual se consegue obter um aroma ativo que protege contra a picada do mosquito. O cravo, assim como o capim citronela, é rico em óleos essenciais, responsáveis pelo odor característico da planta. Esse aroma atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana, interferindo na orientação do inseto .
Pessoa esse repelente funciona, inclusive foi feito um teste no programa da Ana Maria Braga. Vou colocar o link aqui, na receita da Ana Maria, não foi usada a Cânfora, mas com a cânfora tem um maior poder de eficácia.
 

Vídeo 'Ana Maria Braga':
http://maisvoce.globo.com/platb/sosmaisvoce/2011/04/11/repelente-caseiro-aprenda-essa-alternativa-para-espantar-o-mosquito-da-dengue/