Tecnologia a
serviço da saúde:
‘Prontuário eletrônico’ no PSF
Vila Aliança agiliza atendimento a pacientes.
O PSF Vila Aliança é equipado com o ‘prontuário
eletrônico’ — software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos
pacientes através de computador.
“Com o prontuário eletrônico, numa nova consulta de um mesmo paciente, os médicos têm condição de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. Ou seja, o paciente não precisa repetir o que foi dito na primeira vez. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”. Os agentes de saúde vão às casas dos moradores da região e coleta de informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, idade e aspectos da saúde, como existência de doenças crônicas.
“Com o prontuário eletrônico, numa nova consulta de um mesmo paciente, os médicos têm condição de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. Ou seja, o paciente não precisa repetir o que foi dito na primeira vez. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”. Os agentes de saúde vão às casas dos moradores da região e coleta de informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, idade e aspectos da saúde, como existência de doenças crônicas.
As informações alimentam o
prontuário eletrônico, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de
dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais
eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida. “Com isso, teremos
uma base de dados fiel à realidade. Será possível elaborar programas de saúde
mais específico e com resultados eficazes”.
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